quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Santiago - Chile!!!

Prometi voltar a escrever regularmente no Blog, mas com minhas múltiplas atividades, isto tem sido praticamente impossível. :) 

Hoje, uma amiga querida, que está indo para o Chile no próximo fim de semana, me pediu para lhe dar dicas sobre Santiago. Então fui eu relembrar minha viagem de 2007, pesquisar novas informações, levantar fotos e anotações para escrever a ela. 

Aproveitei então pra compartilhar com vocês informações que acredito poderão ajudá-los caso queiram conhecer esta cidade encantadora.

Aproveitem e boa viagem!!!! :)

______________________________________________________

Santiago - Chile

Passeios

No centro tem muita coisa pra visitar. Seria bom fazer um tour para conhecer a cidade. Pergunte no hotel se eles têm este serviço ou se indicam algum ou pague um táxi para fazer este tour com você (já fiz isto em vários lugares que visitei). Pode ficar mais caro mas vale a pena. 

Sugiro começar pelo marco zero da cidade, a Plaza de Armas, onde você também tem acesso à catedral metropolitana e outros edifícios históricos. Próximo tem o Palácio de La Moneda, sede do governo chileno. A arquitetura é um espetáculo à parte. 

                                                        * plaza de armas

Os parques no centro são lindos também, mesmo que seja pra se ver só de passagem. 



Mas vale a pena subir os cerros (morros/colinas) de bonde ou teleférico. A vista é maravilhosa. 

O cerro San Cristóbal é o maior parque do Chile e lá em cima tem uma estátua da Imaculada Conceição. 



Outro cerro que vale a visita é o cerro Santa Lucia. Deles dá pra ver as cordilheiras. 



Nos arredores de Santiago, recomendo visitar Viña Del Mar e Valparaiso (praias) ou Valle Nevado (para esquiar). 


                                                                     * Casa Pablo Neruda - Valparaíso

                                                        * Reloj Flores - Viña Del Mar

Se quiser visitar a rota dos vinhos chilenos vá a Valle del Maipo onde tem programas de visitas e degustação e é dentro da cidade. Para comprar vinhos, a loja mais conhecida é a Vinoteca, na avenida Isidora Goyenechea e no aeroporto. 

Como em todo lugar, não dá pra deixar de ir ao Mercado Central. E os artesanatos são imperdíveis. Há feirinhas de rua e mercados especializados. Com certeza no hotel lhe informam os endereços.

Compras: Não me aventurei muito nas compras quando estive por lá, mas para compras de grife, sugiro a rua Alonso de Cordova que é uma espécie de “Oscar Freire” de Santiago, vendendo grifes internacionais. De mesma categoria é o bairro Las Condes, onde fica um dos principais shoppings da cidade. Já a avenida Bellavista, no bairro de mesmo nome, tem lojas interessantes e acessíveis, assim como o Patio Bellavista, na rua Constitución. Neste eu fui e gostei. É muito agradável pra passear e comer a noite.

Tempo: Nesta época do ano, a temperatura está variando entre máxima de 24 e mínima de 5 graus. Para nós norte mineiros é frio viu!! Rsrsrs Tem ainda a "tal" sensação térmica e o vento, que pioram ainda mais a situação para nós que estamos acostumados com o calor. Mas dependendo de onde você é, pode ser uma temperatura boa. O frio está indo embora e a estação do esqui já passou. Daqui a pouco (dezembro) começa o verão por lá.

Fuso horário: Uma hora a menos do que no Brasil. Mas me parece que estamos no horário de verão por lá, desde último dia 02-09, então a hora deve estar igual a do Brasil. Dependendo do período do ano tem sol até umas 21 h. Isto facilita os passeios. Se informe também sobre até que horas os lugares que você quer conhecer ficam abertos. 

Voltagem: 220 v. Muitas tomadas em outros países não correspondem às nossas. É bom levar um adaptador universal.

Moeda: Peso chileno. Hoje um dólar compra 481 mil pesos chilenos e 1 real compra 235.753 pesos chilenos. Mas isto vai variar na data e hora de você fazer a troca da moeda na casa de câmbio. E lembre-se de liberar seu cartão de crédito para uso no exterior.

Celular: Sugiro ligar para sua operadora e verificar como fazer para seu telefone funcionar lá sem problemas. Também dá pra comprar um chip local e colocar no seu celular. Você pode se informar no aeroporto sobre onde adquiri-los.

Com estas informações já dá para você começar a se divertir no pedacinho da Europa na América do Sul!!!

Divirtam-se!!!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário